Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

 A velhice

Olha estas velhas árvores, mais belas 
Do que as árvores moças, mais amigas, 
Tanto mais belas quanto mais antigas, 
Vencedoras da idade e das procelas... 

O homem, a fera e o inseto, à sombra delas 
Vivem, livres da fome e de fadigas: 
E em seus galhos abrigam-se as cantigas 
E os amores das aves tagarelas. 

Não choremos, amigo, a mocidade! 
Envelheçamos rindo. Envelheçamos 
Como as árvores fortes envelhecem, 

Na glória de alegria e da bondade, 
Agasalhando os pássaros nos ramos, 
Dando sombra e consolo aos que padecem!


                                                     Olavo Bilac   
   

Sem comentários:

Enviar um comentário